Artigos Home & News Scouting Reports

O futuro de Andrea Pirlo: assistir aos jogos da Eurocopa Sub-21 (e torcer pela Itália)

Ontem (16/06) às 13:30 horas se iniciou uma das maiores competições por seleções de base da Europa: a Eurocopa sub-21.

A Euro Sub-21 de 2019 é a vigésima segunda edição deste evento esportivo cuja sede será na Itália (e em San Marino). É organizado pela UEFA e conta com jogadores de até 23 anos de idade. Sim, apesar do nome se referir a jogadores cuja idade máxima seriam 21 anos, devido ao avanço da competição para as fases finais, existe no regulamento uma elevação da idade máxima até os 23 anos, além disso, se os campeonatos sub-23 contassem, essa seria a vigésima quinta edição.

Apresentaremos em outros textos os “Players For The Future” de cada elenco das 12 seleções participantes dessa fase final, tal como a relação de jogadores e os clubes onde atuaram na temporada 2018/2019.

Jogadores como Luís Figo, Fabio Cannavaro, Andrea Pirlo, Petr Cech e mais recentemente Juan Mata, Thiago Alcântara, William Carvalho e Dani Ceballos são alguns dos atletas que participaram dos eventos em edições anteriores, com a última delas tendo ocorrido em 2017, na Polônia.

Em 2000 a seleção italiana foi a campeã, e traremos abaixo partes da entrevista dada a UEFA na terça-feira (11/06) por um dos campeões da competição e também vencedor dos prêmios “Golden Player” – referente ao melhor jogador – e “Golden Boot” – artilheiro do torneio -, ninguém menos que Andrea Pirlo, embaixador do evento.

“It’s the best thing there is” (É a melhor coisa que existe)

Pirlo sobre a experiência transmitida por campeonatos como a Euro sub-21

Pirlo está de volta para representar uma competição que ele contemplou pela primeira vez há mais de 18 anos. Depois, um jogador da Inter de Milão no meio de alguns períodos por empréstimo, Andrea marcou dois golos na vitória por 2-1 da Azzurrini sobre a República Checa.

Além do título da Eurocopa sub-21, Pirlo conquistou os seguintes títulos enquanto atuava:

  • 1 Copa do Mundo
  • 2 Champions League
  • 1 Mundial de Clubes
  • 2 Supercopas Europeias
  • 6 Campeonatos Italianos Serie A
  • 2 Copas da Itália
  • 3 Supercopas Italianas
  • 1 Campeonato Italiano Serie B

Então, se você não se lembrava quem era esse jogador, ‘Keep calm and pass the ball to Pirlo’:

UEFA: Você foi muito bem sucedido nesse nível (sub-21), mais notavelmente conquistando o título europeu em 2000. Quão importante foi essa experiência para você?

PIRLO: Foi muito importante porque foi a minha primeira grande aventura com a seleção nacional. Quando você se junta aos sub-21 quando é menino, é um sonho que você teve desde que jogou nos escalões jovens. Quando você consegue jogar pela sub-21, você começa a perceber que está no caminho certo para alcançar algo grande.

UEFA: Em 2000, você marcou dois gols na final contra a República Tcheca, incluindo um pontapé-livre no final para ganhar o troféu. O que você lembra dessa partida?

PIRLO: Foi muito empolgante porque conseguimos vencer e marquei os dois gols que nos deram a vitória. É ótimo quando você ganha seu primeiro grande troféu porque éramos um bom grupo de companheiros de equipe que cresceram juntos desde os grupos mais jovens. Ganhar a Eurocopa sub-21 foi emocionante para todos nós. Eu ainda tenho as fotos em casa. Foi o meu primeiro troféu e é sempre uma sensação agradável. Quando você é um garoto, não há muita pressão em você, então você pode aproveitar muito mais.

Melhores gols da edição de 2000 – Gol de Pirlo aos 02:16

UEFA: Quanto esses torneios oferecem em termos de experiência?

PIRLO: Eles são úteis porque são torneios de alto nível e você joga contra os melhores jogadores da Europa. Muitos deles jogam em competições como a Premier League ou na Espanha, então você está se testando contra esses jogadores, o que só pode fazer você se desenvolver. Meu conselho para a equipe da Itália é jogar futebol e se divertir; é a melhor coisa que existe. Tente causar uma boa impressão, porque somos a Itália e precisamos reviver nosso futebol.

UEFA: Última pergunta: o que o futuro reserva para Andrea Pirlo?

PIRLO: Assistindo U21 partidas e esperando para levantar o troféu junto com esses rapazes.

Será que ele ainda tem alguma lenha para queimar? Comente ai se você acha que Pirlo ainda tem futuro em seu clube de coração.

Resultado de imagem para pirlo euro 2000

*Entrevista traduzida do site da UEFA.com

2 comentários em “O futuro de Andrea Pirlo: assistir aos jogos da Eurocopa Sub-21 (e torcer pela Itália)

  1. Pingback: EUROCOPA Sub-21 – PFTFs da fase final (GRUPO A) – Players For The Future

  2. Pingback: 10 Players For The Future para se acompanhar após a Euro Sub-21 – Players For The Future

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: