Artigos Scout PFTF

Scout PFTF – Nicolás Acevedo

Visando aumentar a qualidade do elenco colorado, o Internacional teria em Acevedo um substituto ideal para Rodrigo Lindoso, hoje, pilar do time de Odair Hellmann.

Nome:  Nicolás Brian Acevedo Tabárez

Idade: 20 anos (14/04/1999)

Altura e Peso: 1,73m e 73 kg

Melhor pé: Direito

Naturalidade: Montevidéu, Uruguai

Posição: Volante

Clube atual: Liverpool Montevideo (Uruguai)

Honduras v Uruguay: Group C - 2019 FIFA U-20 World Cup : Fotografia de notícias
TF-Images/Getty Images

Análise

Volante de boa visão de jogo, passes longos, trabalho defensivo e bom controle de bola, Acevedo tem tudo para se firmar como um volante construtor, ou melhor, como é dito na Itália: regista.

Um regista nada mais é do que um meia criativo, armador, que atua na linha entre a defesa e os volantes marcadores, dando a opção de uma saída de bola qualificada com passes e lançamentos primorosos para os jogadores mais avançados.

Doentes Por Futebol

Na função descrita temos alguns jogadores “bons de bola” que podem servir de referência: de Falcão a Paulo Sousa, de Paul Scholes a Xabi Alonso, de Marco Verratti a Riccardo Montolivo e principalmente aquele que foi o ponto alto da posição, Andrea Pirlo.

O jovem selecionável do Uruguai Sub-20 disputou tanto o Sul-Americano Sub-20 quanto a Copa do Mundo da mesma modalidade no ano de 2019, e se destacou também pelo entendimento de jogo e noção de espaço com e sem a bola nos pés.

É o homem à frente da defesa do Liverpool-URU e também de seus compatriotas quando está a jogar pelo Uruguai, e é dos pés de Nicolás que os primeiros passes acontecem, acrescentando qualidade em busca de um companheiro em uma posição privilegiada no relvado, especialmente quando se tem campo para que esse companheiro (de preferência um ponta/atacante) possa chegar em velocidade no “espaço vazio” onde a pelota será lançada (normalmente) com precisão.

Seu bom controle de bola não se resume apenas a retê-la com qualidade ou protegê-la dos adversários em zonas de pressão, mas também, conseguir fazer tudo isso através de dribles curtos e simples, com um bom jogo de corpo e movimentação que tem como objetivo fugir de seus marcadores e lhe permitir progredir com a bola em um espaço sem ninguém e/ou realizar lançamentos a partir dali.

Conclusão

Rodrigo Lindoso é hoje o principal armador do Internacional quando levamos em consideração a função acima destacada, cuja posição em campo é a mesma de Nicolás Acevedo. O maranhense Lindoso tem se tornado um dos pilares do esquema de Odair Hellmann, que tem como especialidades a compactação, marcação em linha baixa e saída em contra-ataque. Jogadores com características semelhantes as de Lindoso e Acevedo são fundamentais para alguém como o treinador colorado que, como dissemos, atrai o adversário para o seu próprio campo em busca de espaços às costas dos rivais e, em uma oportunidade de escapada, os volantes construtores são responsáveis por (também) acionar as corridas dos homens de frente do Inter em direção a meta adversária através de passes longos.

A jogar num 4-1-2-3 ou 4-1-4-1 dependendo da disposição dos jogadores em campo, Odair precisa que o time combata com jogadores de bom físico e principalmente fôlego para tal, é o caso de Patrick e Edenílson, que conseguem fazer essa dobradinha entre atacar e defender de forma que se mantenham intensos em campo, ou melhor, incansáveis durante as pressões.

Ajude-nos a crescer

Essa é uma forma de nos ajudar a melhorar. Faça uma pequena contribuição para que possamos fazer mais análises, textos e melhorar cada vez mais a quantidade (e qualidade) dos jogadores indicados.

R$5,00

Lindoso não tem substituto a altura no elenco colorado e uma transferência de um pupilo como é o uruguaio poderia vir a calhar em diversas proporções: para o aprendizado de ambos os jogadores, que trabalharão como tutor e tutorado e a qualidade no elenco que consequentemente irá se manter com a troca de titulares e reservas.

Os problemas? A janela de transferências está fechada atualmente e a quantidade de estrangeiros presentes no elenco do clube gaúcho excede o limite permitido. Apesar do aumento do limite de estrangeiros, o Inter possui 6 em seu elenco, e como a regra de utilização é de apenas 5 por partida, alguém sempre ficará de fora no formato atual. Com a saída de algum jogador menos utilizado ou de características diferentes da que o técnico precisa no momento, Nicolás poderia ser uma opção para ser a 5ª ou até mesmo a 6ª escolha estrangeira no elenco.

Comente aqui se você gostaria de ter um jogador do perfil de Nicolás em seu time e como ele renderia no esquema atual do Inter.

0 comentário em “Scout PFTF – Nicolás Acevedo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: