Artigos Tactical Analysis

Serie A – 2ª rodada: Lazio 1 x 1 Roma

Um jogo atípico, não pelas equipes em si, que representam as maiores forças da capital italiana e juntas formam um dos maiores clássicos do país, o Derby della Capitale. Mas pela quantidade de perigo que cada time levou ao seu adversário e principalmente: pela quantidade de bolas nas traves.

Foram 6 ao final dos 90 minutos, em que a Lazio acertou a trave dos giallorossi em 4 oportunidades e a Roma em 2 delas.

O jogo

Disposição tática: Lazio (azul) x Roma (vermelho)

Do lado mandante – visto que ambos são “donos” da casa -, a Lazio se postou em um 3-1-4-2 bem definido, com Lucas Leiva sendo o principal iniciador das jogadas, seja para acionar as infiltrações de Milinković-Savić mais a frente, ou para entregar a bola para que o pensador do time, Luis Alberto, pudesse levar perigo em território mais avançado.

Já a Roma atuou em um 4-2-3-1 em grande parte do jogo, com Zaniolo sendo o principal responsável pela criação das jogadas e por ligar o ataque junto dos jovens pontas romanos e o experiente centroavante bósnio.

Em toda a partida, o que se viu foi o domínio laziale em campo, não só nas oportunidades criadas (e desperdiçadas), mas pelo controle do jogo com a bola e busca pelo resultado favorável. O que não quer dizer que a Roma não tenha buscado a vitória, pelo contrário, o fez e com grande perigo nos bons contra-ataques puxados através da velocidade de seus homens de frente.

Logo aos 2 minutos de partida os times já davam mostras de como seria durante os 90 minutos e, após cobrança de escanteio de Luis Alberto, a bola foi rebatida pelo arqueiro espanhol Pau López e sobrou para o brasileiro Lucas Leiva pegar de primeira na entrada da grande área para acertar o poste romano. Sorte para a Roma que Federico Fazio se manteve postado na pequena área e conseguiu bloquear o chute de Ciro Immobile em sequência.

No ataque seguinte, aos 4′, Zaniolo se livra de Lucas Leiva e manda um chute perigoso de frente da grande área que acaba por acertar a trave esquerda de Strakosha.

17′ – 0x1

Após uma a sequencia de lances de perigo para ambos os lados mas principalmente para o time azul de Roma, Dzeko recebe uma bola na “quina” da grande área e tenta o cruzamento que acaba parando nas mãos de Milinković-Savić: pênalti e gol de Aleksandar Kolarov, ex-laziale.

Apesar do revés, o time de Simone Inzaghi não se abalou e manteve-se no ataque. Aos 20′ e seguindo a sua proposta de jogo com muita gente chegando ao ataque e se enfiando dentro da grande área ou próximo da zona da bola, visando exercer uma vantagem numérica para produzir maiores oportunidades de gol, uma bola mal afastada por Gianluca Mancini sobra para o ala-ponta Lulić cruzar para a área e por pouco o cabeceio venenoso do artilheiro Immobile não sai em gol.

Novamente na trave

Em meio ao crescente domínio azul e branco, Correa fez um movimento característico, partindo com a bola da esquerda (próximo a área) para dentro, e numa dessas jogadas o argentino deu de bico e acertou a barra de López, naquela que seria a segunda vez em que uma bola da Lazio se chocaria com a meta rival.

É comum em meio as partidas ver o meio-campista Savić juntando-se aos homens da linha de frente, muito pela sua boa estatura e força física, mas também pela presença ofensiva que é solicitada pelo treinador e irmão de ‘Pippo’ Inzaghi, ídolo do Milan. E foi numa bola lançada milimetricamente por Radu, que Savić raspou de cabeça aos 24′ de jogo e lançou Immobile dentro da área romana para rematar com raiva na trave de López.

Para não deixar barato e permitir que o rival crescesse na partida, Zaniolo que se encontrava praticamente na mesma posição do remate que fizera aos 4′, repete a dose e manda uma paulada na mesma barra que havia aferido anteriormente, dessa vez aos 26′. E foi assim, sem um minuto de descanso que a partida teve o primeiro tempo finalizado mais tarde.

58′ – 1×1

Na volta para o segundo tempo a Roma se segurava buscando atrair o adversário para que, em uma escapada em velocidade pudesse aumentar o placar. Mas não foi assim que aconteceu, e até os 58′ de jogo, (praticamente) só a Lazio atacou, até que numa bola roubada no campo ofensivo, Immobile recebeu e progrediu para a área deslocando os marcadores romanos visando os companheiros que vinham de trás, e foi para Luis Alberto o passe do atacante, para que o espanhol finalizasse em meio a uma parede humana romanista e deixasse o marcador em pé de igualdade.

Aos 63′ Correa teve uma chance de ouro para sacramentar a virada após bate cabeça da zaga da Roma, o argentino se enfiou na área giallorossi e deferiu o golpe entre a marca de pênalti e a pequena área, parando nas mãos de Pau López em defesa de reflexo à queima roupa.

Pela última vez…

Aos 85′ um jogo que fora excelente ficou ainda melhor, quando Parolo recebeu um passe de Correa dentro da (grande) área de maior perigo no campo e soltou um chute meio deslocado com a perna esquerda, que não é a mais potente do volante italiano, para acertar o travessão e ver a bola subir em direção a torcida presente atrás do gol do arqueiro espanhol no Estádio Olímpico.

Em uma partida que a bola teimou em não entrar por diversas oportunidades, ambas as equipes se mostraram prontas para o clássico e protagonizaram um jogo eletrizante que teve pelo menos um objetivo cumprido: entreter o público através de um grande espetáculo.

A Roma de Paulo Fonseca, novo contratado para comandar o elenco da equipe a uma vaga na próxima Champions League ainda se mostra um tanto quanto inconstante, sendo esse apenas o segundo ponto do time que já havia empatado anteriormente com o Genoa pelo placar de 3×3. Já a Lazio se mostra firme e, após a conquista da Coppa Italia na última temporada os comandados de Inzaghi compõe um bom time e devem lutar também por uma vaga (direta) para a Champions de 20/21, além das competições atuais para essa temporada: Coppa e Europa League.

Ajude-nos a crescer

Essa é uma forma de nos ajudar a melhorar. Faça uma pequena contribuição para que possamos fazer mais análises, textos e melhorar cada vez mais a quantidade (e qualidade) dos jogadores indicados.

R$5,00

Foto: Tiziana Fabi/AFP/Getty Images

0 comentário em “Serie A – 2ª rodada: Lazio 1 x 1 Roma

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: