Artigos Scouting Reports

11 revelações que passaram pela UEFA Youth League

A UEFA Youth League anteriormente conhecida como Liga dos Campeões Sub-19, é a competição entre clubes mais importante para os jovens atletas que atuam nas categorias de base dos clubes que integram a “principal” Liga dos Campeões da UEFA.

Sendo assim, ela é o espelho da principal competição de clubes do mundo. Os times de base se classificam para a UEFA Youth League caso o elenco principal do clube se classifique para a Champions (a “verdadeira”), ou seja, como o elenco principal do Barcelona se classificou para a UCL 19/20, o time sub-19 tem o direito a uma vaga na UYL 19/20. Juntam-se a estes os campeões nacionais sub-19 dos 32 países melhor posicionados no ranking da UEFA e que não se encontrem representados na Fase de Grupos da UCL.

“It’s the beginning. A hope from tough times. A taste of what to come.”

“É o começo. Uma esperança para tempos difíceis. Uma amostra do que está por vir”

A frase acima dá início a um vídeo feito pela UEFA.tv intitulado de ‘Breakthrough Stars‘ que numa tradução livre seria algo como Revelações (das Estrelas), devido ao palco que a competição se torna para esses jovens que hoje, muitos deles são destaques em seus respectivos clubes.

A fase de grupos da UYL teve seu início no dia 17 de setembro e irá até o dia 30 de abril de 2020. A final ocorrerá no estádio Colovray, localizado na cidade de Nyom, na Suíça. Abaixo, os campeões das edições anteriores – Barcelona e Chelsea são os maiores campeões com 2 títulos cada:

  • Barcelona – 13/14
  • Chelsea – 14/15
  • Chelsea – 15/16
  • RB Salzburg – 16/17
  • Barcelona – 17/18
  • Porto – 18/19

Assim sendo, a plataforma de streaming da UEFA montou um time titular com 11 jogadores que passaram pela competição e hoje fazem parte da grandiosa UEFA Champions League. Vamos aos 11:

Resultado de imagem para mile svilar anderlecht
Mile Svilar pelo Anderlecht, aos 17.

Mile Svilar, 20 anos. Goleiro belga do Benfica-POR.

Em 3 temporadas jogando por um dos maiores clubes de seu país natal, o arqueiro ex-Anderlecht fez 14 jogos pelo clube belga a contar pela UEFA Youth League antes de se transferir para o Benfica. Nesse tempo, sua passagem na competição se deu dessa forma:

Temporada 14/15

  • 15 anos de idade
  • 9 jogos disputados
  • ajudou o Anderlecht a chegar às semis do torneio
  • 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
  • 12 gols sofridos (e 20 gols marcados pela equipe)

Temporada 15/16

  • 16 anos de idade
  • 3 jogos disputados
  • ajudou o Anderlecht a chegar às semis do torneio
  • 2 vitórias, 1 derrota
  • 3 gols sofridos (e 4 gols marcados pela equipe enquanto Svilar esteve atuando)

Temporada 16/17

  • 17 anos de idade
  • 2 jogos disputados
  • foi eliminado na primeira fase da competição
  • 1 empate e 1 derrota
  • 3 gols sofridos (e 1 gol marcado pela equipe enquanto Svilar esteve atuando)

Após se transferir para o Benfica na temporada 17/18 pela cifra de 5 milhões de euros, Mile se tornou o goleiro mais jovem a atuar pela Champions League e a salvar um pênalti diante do Manchester United em cobrança de Anthony Martial, aos 18 anos e 52 dias. Como profissional, Svilar já possui na bagagem 3 títulos: 1x Liga Belga 16/17, 1x Supertaça Belga 2017 e 1x Liga Portuguesa 18/19, nesse último teve a oportunidade de atuar em onze oportunidades no decorrer do campeonato.

TAA aos 16 anos

Alexander-Arnold, 20 anos. Lateral inglês do Liverpool-ING.

Cria da base do Liverpool, Trent conseguiu seu espaço desde a formação até os profissionais, e se tornou pelo menos na temporada 18/19, um dos melhores laterais do mundo já aos 19 anos de idade. Foi campeão da Champions junto de outros craques como Salah, Mané, Roberto Firmino, Alisson Becker, etc além de adicionar mais uma taça no início da temporada 19/20, com a vitória sobre o Chelsea nos pênaltis pela Supercopa Europeia.

Pela Youth League participou de 2 jogos onde somou apenas 10 minutos em campo, sendo 9′ diante da derrota por 4 a 1 para o Real Madrid e 1′ diante da vitória de 3 a 0 sobre o Basel, da Suíça. O Liverpool Sub-19 chegou, naquele ano, às oitavas da competição.

Lateral-direito de muita intensidade, trabalho defensivo e ofensivo e muita qualidade técnica em bolas paradas, Trent tem tudo para se tornar o melhor lateral do mundo num futuro próximo. Indiscutivelmente, já fora o melhor na temporada anterior, junto de seu companheiro de equipe Andrew Robertson, que atua pelo lado esquerdo do Liverpool.

Resultado de imagem para presnel kimpembe youth league
Kimpembe (#5) aos 18 frente ao Real Madrid pela Youth League

Presnel Kimpembe, 24 anos. Zagueiro francês do Paris Saint-Germain-FRA.

Presnel participou de 7 jogos na Youth League 13/14 e, foi atuando durante todos os minutos de cada partida que o zagueiro foi responsável por ajudar a sua equipe a sofrer poucos gols e chegar às quartas, contra o time sub-19 do Real Madrid. Nessas sete partidas o time do PSG conseguiu 2 vitórias, 3 empates e derrotas, além disso, sofreram 8 gols e conseguiram fazer 5.

Assim como Alexander-Arnold, Kimpembe jogou apenas por um clube, e foi após a temporada 13/14 que o defensor multicampeão passou a integrar o time B e, posteriormente, o elenco principal do Paris. Além da Copa do Mundo (da Rússia), Presnel possui ainda uma taça do Torneio de Touloun, 4 Ligue 1, 4 Coupe de France, 2 Trophée des Champions e 4 Taças da Liga Francesa.

Chelsea v Ajax: UEFA Youth League
Matthijs de Ligt (16) e Tammy Abraham (18) na temporada 15/16

Matthijs de Ligt, 20 anos. Zagueiro holandês da Juventus-ITA.

Matthijs é, junto de Frenkie De Jong, uma das maiores revelações dos últimos tempos vindos do Ajax. Pela Youth League, Matthijs participou de 10 partidas, sendo 7 na temporada 15/16 e 3 na temporada 16/17, em ambas oportunidades o seu time chegou às quartas de final, somando 9 vitórias, 1 derrota, 26 gols marcados e apenas 5 sofridos.

Aos 19 anos, de Ligt já era capitão do time principal do Ajax na histórica campanha que levou o clube holandês às semis da Champions. Além desse feito, o zagueiro já venceu um Campeonato Holandês e uma Copa da Holanda, juntamente do prêmio de Golden Boy, dado ao melhor atleta sub-21 a atuar em solo europeu. Transferiu-se para o time italiano antes do início da temporada atual, para formar uma das melhores duplas de zaga da Itália e de toda a Europa junto de Giorgio Chiellini e Leonardo Bonucci.

Lucas aos 19 pelo Atlético de Madrid na UEFA Youth League

Lucas Hernández, 23 anos. Lateral francês do Bayern München-ALE.

Lucas chegou a marca de 16 partidas disputadas pela competição de base europeia, onde ajudou a equipe do Atlético a alcançar as oitavas e quartas, nas temporadas 13/14 e 14/15 respectivamente. Em sua última temporada pela UYL, em 15/16, Hernández chegou ao time principal do Atlético de Diego Simeone e estreou pela UEFA Champions League ainda naquele ano, diante do PSV, da Holanda.

Hernández fez parte do elenco campeão da La Liga em 13/14 sob comando de Simeone, e foi o lateral titular da França em 2018, pela Copa do Mundo vencida pela seleção de seu país. Além disso, angariou uma Europa League e uma Supercopa Europeia. No meio desse ano, o francês se transferiu para o Bayern numa transação que lhe elevou ao jogador mais caro de todos os tempos na Bundesliga (Campeonato Alemão), no valor de 80 milhões de euros.

Pellegrini aos 19 em sua estreia pela AS Roma na Serie A

Lorenzo Pellegrini, 23 anos. Meia italiano da Roma-ITA.

Capitão dos times de base da Roma, Pellegrini mostrava desde bem novo suas características técnicas e de liderança dentro do elenco. Participou de apenas uma temporada da UYL, onde fez 9 jogos, anotou um golaço diante do Manchester City e concedeu 3 assistências, e como se não bastasse, ajudou o time italiano a alcançar às semis da competição, quando perdeu para o campeão Chelsea em 14/15 – três anos depois ajudou o time principal a chegar na mesma fase da UCL.

Além das seleções de base italiana, Lorenzo faz parte do elenco principal da seleção de seu país, e é hoje um jogador chave em seu clube, com boa técnica nos passes, remates de longa distância, visão de jogo, inteligência posicional e trabalho em campo.

O golaço anotado por Pellegrini aos 02:18
Resultado de imagem para jadon sancho manchester city
Sancho nos tempos de Manchester City

Jadon Sancho, 19 anos. Meia inglês do Borussia Dortmund-ALE.

Um dos maiores talentos da atual geração do futebol inglês, Sancho veio das canteras do Watford para a excelente base do Manchester City que, comumente é esquecida e da lugar a um time reconhecido apenas pela grande quantidade de dinheiro disponível para contratações de bons atletas na Europa.

Dois anos mais cedo, quando ainda tinha 17, Jadon estreou na UEFA Youth League com um gol diante do Borussia Mönchengladbach, e viria a fazer outro durante a campanha do City. Um ano depois, na temporada 17/18 já pelo Dortmund, participou de 3 gols e concedeu 1 assistência pela UYL.

Ponta de muita mobilidade, velocidade e técnica, Sancho é o melhor jogador do Dortmund pelo menos desde a temporada passada (18/19), quando fez a sua estreia na UCL e marcou o seu primeiro gol diante do Atlético de Madrid em jogo válido pela 3ª rodada da competição.

Resultado de imagem para leroy sané schalke 04 youth
Leroy Sané aos 19 anos vs Manchester City (UEFA Youth League)

Leroy Sané, 23 anos. Meia alemão do Manchester City-ING.

Muito diferente do jogador que é hoje no City, Sané costumava atuar como um autêntico camisa 10 no time alemão, jogando atrás dos atacantes o camisa 19 tinha o dever de criar jogadas, encontrar espaços e caso não os achasse, buscar um drible e uma jogada mais vertical.

Um dos grandes nomes da Alemanha, Leroy estreou na Youth League em 13/14 aos 18 anos de idade, foi responsável por um gol e duas assistências pelo time azul de Gelsenkirchen  que o levou a semifinal da competição naquele ano. Foi também em 2014 que Sané conseguiu os primeiros minutos na Bundesliga, frente ao Stuttgart. Um ano depois, aos 19, o meia alemão anotou 3 gols pela UYL e fez a sua estreia na UEFA Champions League, marcando contra ninguém menos que o Real Madrid num jogão que terminou em vitória do Schalke 04 por 4 a 3.

Resultado de imagem para kingsley coman 2013
Coman aos 18 pelo PSG

Kingsley Coman, 23 anos. Meia francês do Bayern München-ALE.

No Paris desde os 12 anos de idade, Coman sabe bem o que é correr atrás dos sonhos. Ponta de muita velocidade, dribles desconcertantes e atitude ofensiva, Kingsley estreou pela UYL aos 17, onde anotou um gol em seis partidas disputadas, um ano após ter feito a sua estreia pela Ligue 1 (Campeonato Francês) contra o Sochaux.

Constantemente lesionado, ele não pôde estar presente no elenco campeão da Copa do Mundo ocorrida na Rússia, em 2018, entretanto, tem um leque de títulos conquistados de impressionar qualquer veterano no futebol. Já são 4 Bundesligas, 2 Copas da Alemanha e 3 Supercopas pelo Bayern, além de 2 Ligue 1, 1 Taça da Liga e 1 Supercopa Francesa. Acha que acabou? O francês ainda conquistou 2 Campeonatos Italianos, 1 Coppa Italia e 1 Supercopa enquanto esteve na terra de Del Piero e companhia.

Resultado de imagem para mbappe monaco 2014
Kylian aos 16 anos pelo Mônaco

Kylian Mbappé, 20 anos. Atacante francês do Paris Saint-Germain-FRA.

Jogador com o maior valor de mercado da atualidade (200 milhões de euros) segundo o Transfermarkt, Mbappé pouco participou da competição de base europeia, atuando por apenas 30 minutos em uma derrota diante do Zenit em 14/15. Entretanto, na temporada seguinte já se via o valor do garoto de ouro do Principado, que estreou pela Ligue 1 e participou de 14 partidas na temporada do Mônaco, onde anotou um gol – isso tudo aos 17 anos.

Como a história já foi contada, sabemos que em 16/17 o garoto voou, e ao marcar 26 gols em 44 partidas, foi emprestado ao PSG e posteriormente vendido pela incrível cifra de 135 milhões de euros, se tornando a segunda contratação mais cara de toda a história – atrás apenas do seu companheiro Neymar, que custou 222 milhões ao mesmo PSG.

Além de ter sido o Golden Boy de 2017, Mbappé conquistou a Copa do Mundo (2018) junto do prêmio de melhor jogador jovem da competição, 1 Euro Sub-19, 3 Ligue 1, 1 Coupe de France, 1 Taça da Liga e 1 Supercopa.

Resultado de imagem para marcus rashford 2015
Rashford em sua temporada de estreia na Premier League, aos 18

Marcus Rashford, 21 anos. Atacante inglês do Manchester United-ING.

Predestinado. Talvez essa seja a palavra certa para descrever o talentoso Rashford.

Em 14/15, um ano antes de estrear na UYL, Marcus anotou 13 gols em 27 partidas pelo Manchester Sub-18 quando tinha 17 anos. Na temporada seguinte pela competição europeia de base fez 3 gols em 5 partidas. Um tanto quanto destacável. Foi aí que a oportunidade surgiu, e num jogo de Europa League fez a sua estreia no time principal do United, onde anotou 2 gols com a diferença de 11 minutos cada um.

Ainda na temporada 15/16 debutou pela Premier League e mandou mais um doblete, dessa vez em cima do rival Arsenal, 3 dias após o sonho vivido em pleno Old Trafford frente ao Midtjylland.

Atualmente Rashford é o ponto de transformação e renovação do Manchester e chegou a sua quinta temporada pela Premier League. Nada mal para um garoto de apenas 21 anos, eim?

O que você achou da escalação da UEFA.tv de 11 jovens jogadores que se destacaram tanto na competição quanto após a mesma? A formação ideal seria um 4 – 1 – 3 – 2 bastante ofensivo. E aí, quais os seus Players For The Future ideal da UEFA Youth League?

Para acessar o vídeo na íntegra basta clicar aqui.

0 comentário em “11 revelações que passaram pela UEFA Youth League

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: