Artigos Scout PFTF

Scout PFTF – Gabriel Suazo

Gabriel Suazo (22) é um volante misto titular no Colo-Colo, clube com o maior número de títulos da Primera Division (Serie A Chilena). Falamos um pouco sobre as características do jogador e quais clubes ele poderia integrar na Serie A do Brasil.

Nome:  Gabriel Alonso Suazo Urbina

Idade: 22 (09/08/1997)

Altura e Peso: 1,78m e 74kg

Melhor pé: Esquerdo

Naturalidade: Santiago, Chile

Nacionalidade: Chilena

Posição: Lateral-esquerdo / Volante / Meia-central

Clube atual: Colo-Colo

Resultado de imagem para gabriel suazo colo colo 2019
Photosport

No Colo-Colo desde os 8 anos de idade, Suazo não tem uma história de transferências para ser contemplada, pelo menos por enquanto. Curiosamente, Gabriel praticava dois esportes quando criança, o tênis e o futebol. E foi por indicação de Lizardo Garrido, ex-defensor chileno que somou 44 presenças pelo time principal da La Roja, que o lateral de origem (e meia por excelência) passou a integrar as categorias juvenis dos Albos.

Análise

Apesar de ser originalmente lateral-esquerdo, Suazo passou a atuar como meia predominantemente a partir desse ano. O volante misto dedicou toda a sua carreira futebolística pelo El Cacique, sendo hoje um dos principais nomes do time chileno. Estreou no time principal aos 17 anos de idade ao entrar no lugar de um dos ídolos do clube, Jaime Valdés, no minuto 88 de uma partida válida pela Copa Chile em que o Colo-Colo venceu por 3×1 sobre o Deportes Concepción, em 2015. Dois anos mais tarde, Gabriel foi convocado para representar o Chile em sua seleção principal pela primeira vez, diante de um amistoso contra o Burkina Faso.

Volante misto: também chamado de médio-centro organizador ou box-to-box em inglês. Este tipo de volante pode desempenhar funções criativas semelhantes a um meia de criação, no entanto, o volante misto procura ocupar a faixa do corredor central do campo e deve voltar ao seu próprio campo para se reagrupar taticamente às suas posições originais e buscar roubar a bola caso o seu time a perca. Exemplos de jogadores que realizam tal função: Arturo Vidal, Radja Nainggolan e Paul Pogba.

A nomenclatura correta referente à função que Suazo exerce em campo tem algumas variações, por isso, o chileno também pode ser considerado um carrilero. Carrileros são jogadores cujo balanceamento entre defesa e ataque deve ser bastante evidente e, apesar de não ser a referência criacional no meio de campo, ele também ajuda a construir jogadas postando-se como um recebedor de passes (vindos de trás) em seu próprio meio de campo e, após receber a bola, ele a leve aos homens de ataque. Além disso, um carrilero procura marcar e ocupar os corredores laterais de seu time, muito por isso, não tem como característica chegar tanto na área adversária – o que não vai de encontro com as características do nosso Player For The Future de hoje, que tem por instinto (e treino) pisar com frequência na área rival.

Suazo vs Universidad de Chile – Pisando na área para igualar o marcador

Conforme descrito acima, as funções que Suazo exerce em campo seriam uma mistura do que faz um carrilero / volante misto, tanto no sentido posicional – tem por característica se manter no corredor central quando a sua equipe está atacando -, quanto no sentido das criações das jogadas, onde se coloca à disposição de seus companheiros na altura do meio de campo para receber passes mais avançados e abastecer o ataque da equipe. Além de frequentemente avançar até a área adversária para gerar vantagens posicionais que lhe permitem rematar a gol ou assistir a seus companheiros – características de chegada fazem parte do perfil de um volante-misto.

O polivalente meia é o quarto jogador sub-23 com o maior número de gols e assistências esperadas (xG e xA respectivamente) no Campeonato Chileno de 2019, de acordo com o Wyscout:

  1. Ignacio Jeraldino (23 anos, atacante) – (10.74 xG + xA) 11 gols e 3 assists.;
  2. Jason Flores (22 anos, ponta-esquerda) – (6.46 xG + xA) 4 gols e 1 assist.;
  3. Rodrigo González (23 anos, meia-direita) – (6.23 xG + xA) 2 gols e 4 assists.;
  4. Gabriel Suazo (22 anos, meia-central) – (6.2 xG + xA) 3 gols e 4 assists.;
  5. Maximiliano Salas (21 anos, atacante) – (5.96 xG + xA) 6 gols e 4 assists.

Entendendo os números: Gabriel Suazo obteve ao longo das 23 partidas disputadas, chances de anotar 6 gols e assistências somados, entretanto, o camisa 17 conseguiu produzir mais do que lhe foi proporcionado (3 gols + 4 assistências = 7).

Muito por isso, o jogador foi convocado para fazer parte da equipe do Chile Sub-23 no Torneio de Toulon ocorrido esse ano e vencido pelo Brasil. Suazo foi titular em todos os 4 jogos em que a sua seleção esteve presente (3 jogos pela fase de grupos e 1 pela disputa de 7º lugar) e não anotou gols ou assistências.

Gabriel vs Portugal pelo Torneio de Toulon – passe em profundidade do camisa 17 e remate falhado de Iván Morales

Em termos de construção, ele é o atleta (sub-23) com mais passes dados por partida, com 51.74 passes dados/90min e 83,52% de acerto, além de ser o segundo com a maior quantidade de passes decisivos até então, com 12 no total, sendo 0.54 por jogo. Um “degrau” abaixo dos passes decisivos estão os passes inteligentes, que são oportunidades boas mas não tão claras quanto os PDs, apesar disso, Gabriel se encontra na segunda colocação nesse quesito com 30 passes inteligentes dados, 3 a menos que o primeiro colocado. Ainda levando em consideração a posição em que atua e a função exercida em campo, Suazo é o atleta com a maior geração de passes em profundidade (33, e possui 45,45% de acerto) e o maior recebedor de passes em profundidade (44, sendo 1,96 por partida).

Olhando as estatísticas ligadas a ofensividade, o chileno é o nono jogador com o maior número de dribles no campeonato, com 81 ao todo, sendo, no entanto, o segundo com a maior porcentagem de acertos: 60,49%. Ou seja, ele não é um atleta que tem por característica driblar em grande quantidade, mas quando o faz, tem grandes chances de concluir o lance. Por fim, algo a ser trabalhado e melhorado é a sua capacidade de conclusão a gol: são 31 remates (6º no quesito e 1,38 por partida) e apenas 22,58% de aproveitamento.

Olhando para as características de Suazo, vemos ainda que ele tem um perfil defensivo bem presente em seu jogo, muito pelo fato de ter atuado como lateral em seus primeiros anos no Colo-Colo. Ele é o 4º atleta (sub-23) com mais duelos defensivos, cujo aproveitamento é de 67,17% e a sua frequência é de 8.84 duelos defensivos/90min. No atributo interceptações ele se encontra em 14º, com 62 tentadas, sendo ainda 43 duelos aéreos ao todo, com uma porcentagem de acerto de 39,53%.

Um atleta sem grande velocidade, com ótimo entendimento de jogo e capacidade posicional, com uma qualidade técnica consideravelmente acima da média, muito bom para passar a bola e criar oportunidades, porém, um chutador em busca de melhorias, esse é o camisa 17 do Colo-Colo e o Player For The Future do dia.

Conclusão

O estilo de jogo do Suazo está ligado basicamente a times que priorizam a posse de bola (o Colo-Colo é o 3º com mais posse no Campeonato Chileno, com 54,6% em média), que tendem a jogar pra cima (4º time com mais passes decisivos (81)), enfrentam os adversários (é o 1º time com mais dribles tentados, com 918 ao todo e 51,4% de acerto), e que sofrem pouco nas partidas, visto que estão sob domínio da posse (3º time com menos remates sofridos, sendo 254 ao todo e 9.83 por jogo).

São Paulo

O São Paulo de Fernando Diniz pode vir a ser um salto e tanto para a carreira do chileno. Muito pelo fato de que o treinador prioriza exatamente às características que podem potencializar o futebol de Suazo: posse de bola, atrair os adversários para atacar os espaços com passes em profundidade e movimentação, além de formações que podem variar e aumentar ainda mais o leque de posições e funções que o atleta já realiza.

Atributos destacáveis de Gabriel Suazo (o pentágono verde representa o atleta, enquanto o amarelo representa a média da posição) – SofaScore
Atributos destacáveis de Liziero (o pentágono verde representa o atleta, enquanto o amarelo representa a média da posição) – SofaScore

O Colo-Colo atua majoritariamente num 4-3-3, em que Gabriel é o meia que joga no corredor central esquerdo na segunda linha (cujo “3” está em negrito). No São Paulo, Diniz tem priorizado o 4-1-4-1, com um volante e 2 meias postados à frente. Em 5 jogos (no 4-1-4-1) sob seu comando, Hernanes foi o meia-central que mais atuou naquela faixa de campo, com 4 participações, enquanto Daniel Alves foi o meia-central pela direita em 3 oportunidades. Assim sendo, Suazo poderia vir a competir com Hernanes/Liziero pelo lugar nos 11 iniciais, visto que esses atuam pelo lado esquerdo do meio, sua posição atual. Caso Diniz utilize o 4-2-3-1 como fez diante do Bahia, um jogador como Gabriel teria suas características atenuadas, com uma maior preocupação defensiva e menos oportunidades de criar à frente do meio-campo.

Bahia

Outro time que Suazo poderia se encaixar seria o Bahia de Roger Machado, nesse caso, muito mais pela opções que o treinador tem a disposição para a posição do que pelo estilo do time. Esse Bahia tem por característica principal um meia combativo para recuperar a bola e acelerar nas transições ofensivas com seus velozes pontas.

Assim sendo, jogadores como Alejandro Guerra (34) e Ronaldo (23) tem atuado na posição que o chileno ocupa no Colo-Colo atualmente. Muito pelo fator idade, Guerra (que pertence ao Palmeiras) pode não continuar a sua trajetória no time da capital baiana e, mesmo que continue sendo opção no elenco, ele poderia vir a ser um exemplo de tutor para os atletas mais jovens que buscam projeção na carreira (e no time). O seu valor de mercado gira em torno dos 750 mil euros, que na cotação atual daria um valor aproximado de 3.4 milhões de reais – talvez esse fosse um entrave na vida do Bahia (e também do São Paulo), entretanto, com o bom campeonato feito pelo Tricolor baiano, a ocorrência de alguma venda ou até mesmo saídas que enxugariam a folha salarial do time podem ajudar a financiar a chegada de um atleta como Suazo.

Comente aqui se você acredita que o Gabriel Suazo poderia vir a integrar outro clube brasileiro além de São Paulo e Bahia.

1 comentário em “Scout PFTF – Gabriel Suazo

  1. Pingback: Brasileño analiza exhaustivamente a Suazo y lo sitúa en Sao Paulo - Radio Alternativa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: