Artigos Scouting Reports

“In Youth We Trust” – Independiente del Valle

Após enfrentar 6 adversários diferentes de quatro países distintos em um total de 11 partidas, o time do Independiente del Valle, recheado por jogadores formados em sua própria cantera se sagrou campeão da Copa Sul-Americana de 2019 no dia 09 de novembro.

Trajetória até a final em Assunção (Paraguai)

  • Unión Santa Fé (ARG) – primeira fase
  • Universidad Católica (CHI) – segunda fase
  • Caracas FC (VEN) – oitavas de final
  • Independiente (ARG) – quartas de final
  • Corinthians (BRA) – semifinal
  • Colón (ARG) – final

Após 10 anos desde o título da Serie B em 2009, os Rayados del Valle viveram momentos de consistência na elite equatoriana, onde se mantiveram, com exceção dos dois primeiros anos após a subida à Serie A, em posições acima do 6º lugar no campeonato – conseguiram um vice-campeonato em 2013. Quem não se lembra daquele time que superou o Boca Juniors em plena Bombonera no ano de 2016, para enfim, alcançar um lugar na finalíssima da Libertadores desse mesmo ano diante do Atlético Nacional, da Colômbia?

O primeiro título continental não veio há 3 anos, mas bons nomes foram revelados em campo para credenciar cada vez mais o excelente trabalho da base do clube. O projeto, iniciado em 2007, tem no Centro de Alto Rendimiento Independente del Valle a sua maior esperança nos aspectos ligados à formação de vidas (e atletas), tal como dito pelo Gerente Comercial do clube, Francisco Quiñones.

O CT fica localizado na cidade de Sangolqui e conta, atualmente, com sete campos de futebol, habitações para hospedagem dos jogadores (do time principal e das divisões de base), refeitório, estacionamento, academia e sede administrativa, além de ser reconhecidamente uma das mais bem estruturadas e grande formadora de atletas do continente. Dentro do Centro, existem cerca de 150 crianças que possuem uma grade escolar tal como ocorre nas escolas “de verdade”, além de departamentos de “apoio e fortalecimento mental”, cujo ambiente é integrado por educadores e psicólogos a serviço do Colégio IDV.

Muito antes da técnica e habilidade com a bola nos pés, é preciso tratar da saúde mental e da formação dos atletas, palavras-chave na vida de qualquer ser humano. Um local onde é possível fazer aquilo que amam, com a alimentação correta, exercícios físicos, mentais e a integração entre companheiros de time e também das próprias famílias, que vêem no clube um ambiente favorável ao crescimento social e profissional de seus filhos, é isso que representa o CT do del Valle.

Jogadores como Júnior Sornoza, José Angulo e Bryan Cabezas estiveram em campo no time que disputou os 2 jogos da final de 2016 diante do Atlético Nacional, e foram responsáveis por ajudar a equipe a chegar a tal posição e por diminuírem a média de idade daquele time: 25,81 anos.

Depois desses, em 2019, outros nomes surgiram e deram voz a Seleção Sub-20 do Equador, vencedora do Sul-Americano Sub-20 e também do próprio clube, campeão da Sul-Americana. Nomes como o do goleiro Moisés Ramirez (19, Real Sociedad-ESP), Jordan Rezabala (19, Tijuana-MEX) e Gonzalo Plata (19, Sporting-POR) se sagraram campeões pela seleção de seu país e possuem em sua formação anos de presença nas estruturas do IDV. Em contrapartida, Alejandro Cabeza (22), Washington Corozo (21), Angelo Preciado (21), Alan Franco (21), Luis Segovia (22), Anthony Landazuri (22), Jhon Jairo Sánchez (20), entre outros, estão hoje no time principal do Matagigantes e foram responsáveis diretos pela conquista da “Sula”.

Time de muita velocidade, verticalidade e que soube se adaptar a qualquer adversário seja com uma maior posse da bola ou com momentos de maior verticalidade com a pelota nos pés, os Rayados tiveram em Miguel Ramirez (35), esperanças de que o jovem treinador espanhol pudesse acrescentar experiência, conhecimento e estratégias num ano de afirmação. E foi o que aconteceu.

Independiente Del Valle Celebrate After Winning Copa CONMEBOL Sudamericana 2019 : Foto jornalística
Miguel Ramirez – Foto via Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images

Após integrar a base do Las Palmas, Ramirez rumou em direção ao Qatar para fazer parte de um complexo esportivo, na cidade de Doha, e que auxilia na formação de jovens atletas do país. Após longos seis anos e alguns trabalhos junto das equipes sub-17 e 19, Miguel ingressou ao IDV para tentar elevar seu nome aos grandes centros.

O time de Miguel mesclou atletas jovens e experientes nos campos da competição internacional, e mesmo não sendo titular, Alejandro Cabeza (22) foi, ao lado de Luis “Pulga” Rodriguez (34, Colón), o jogador com mais gols e assistências anotadas no torneio, sendo 4 gols e 4 assists. para o equatoriano. Cristian Pellerano (37) e Jhon Jairo Sánchez (20) foram os outros 2 jogadores a integrarem o top-10 das participações a gol, com 2G e 3A para o primeiro e 3G e 2A para o segundo.

Uma coisa é certa: com o dinheiro recebido pelo título da Sula, aproximadamente 30 milhões de reais, o Independiente del Valle terá um grande poder de acréscimo tanto para o time principal quanto para as categorias de base do clube. Além disso, é impensável que jogadores (jovens e) que se destacaram não deixem o time em busca de maiores desafios, em troca de uma boa quantia para o clube, é claro. Por isso, clubes brasileiros e estrangeiros já deveriam (caso não estejam) ficar de olho tanto na formação do IDV quanto nos bons atletas já formados, além claro, de buscarem melhorar o seu planejamento e acomodações para imitar o que há de bom fora do nosso país.

Independiente del Valle, un proyecto futbolístico que cambia vidas – El Telégrafo

Comente aqui o que você acredita ser mais importante na formação de um atleta, e como o sucesso do Independiente del Valle pode melhorar a visibilidade de uma boa formação aos clubes brasileiros.

*Foto via Bruno Cassucci.

0 comentário em ““In Youth We Trust” – Independiente del Valle

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: