Artigos Scout PFTF

Scout PFTF – Maílton

Nome: Maílton dos Santos de Sá

Idade: 21 (31/05/1998)

Altura e Peso: 1,69m e 69kg

Melhor pé: Direito

Naturalidade: Paraíso do Norte, Paraná (Brasil)

Nacionalidade: Brasileira

Posição: Lateral direito

Clube atual: Operário Ferroviário Esporte Clube

Clube pertencente: Mirassol Futebol Clube

Na base do Palmeiras desde 2015 após ser recusado pelo Coritiba e também pelo Corinthians, Maílton rescindiu o seu contrato com o clube paulista ao final do ano passado para integrar o elenco do Mirassol no início de 2019, visando uma maior projeção no Campeonato Paulista. Apesar da rescisão, o Palmeiras manteve 40% do passe do atleta, enquanto o Mirassol detém a porcentagem restante.

Ao longo de seus 4 anos pelo clube alviverde, Maílton estreou no time principal diante de um amistoso contra a Chapecoense em 2017, além de disputar algumas partidas pela base do Porco. Foi então emprestado ao Santa Cruz no primeiro trimestre de 2018 para a disputa da Série C do Brasileiro e também da Copa do Nordeste, onde pouco se destacou, participando de 45% dos jogos da Série C e 50% das partidas da Copa. Ao todo foram 13 partidas disputadas, 649 minutos em campo e 1 assistência concedida.

Assistência de Maílton pela equipe sub-20 do Palmeiras em 2018

Agenciado pelo zagueiro Miranda, ex-São Paulo, Atlético de Madrid e Inter de Milão, o antigo camisa 5 são paulino foi quem orientou Maílton para que ele pudesse fazer parte do projeto mirassolense, que teve o seu novíssimo CT inaugurado dois anos após a concretização da venda do jogador Luiz Araújo em 2017, que pertencia ao São Paulo mas que havia sido formado na base do Mirassol. Luiz rendeu aproximadamente 12 milhões de reais ao clube do interior e é esse o pensamento presente no clube para os bons nomes tal como o do Player For The Future de hoje.

“A solução para os clubes do interior é a venda de futuras promessas, o Luiz iniciou aqui no Mirassol e depois foi transferido para o São Paulo, o que resultou no retorno financeiro e conseguimos fazer esse empreendimento. Esse deve ser o exemplo a ser seguido.”

Fala do presidente do Mirassol, Edson Ermenegildo sobre a construção do CT do clube.

Análise

Pelo Mirassol, clube dono da maior parte de seu passe, Maílton disputou apenas 8 partidas em 2019, sendo todas elas pelo Campeonato Paulista, 6 pela fase de grupos e 2 na disputa do título do “Troféu do Interior”, onde pararam nas semis diante do Red Bull Brasil.

Jogo da fase de grupos com a maior % de xG – 14%

Após o término do campeonato estadual, o paranaense seguiu por empréstimo para o Operário Ferroviário, time de seu estado que subiu para a Série B passando pelo Santa Cruz (semis) um ano antes, com o lateral em campo pelo time coral. Com bastante vocação ao ataque, Maílton chegou a ser atacante em seu início na base alviverde, mas acabou por ser remanejado para o lado direito do campo e teve em 2019 um ano de bastante destaque na posição, sendo considerado o melhor lateral direito do Campeonato Brasileiro da Série B de acordo com o Wyscout.

Maílton foi o segundo defensor com mais gols ao longo do campeonato, com apenas 1 tento atrás do primeiro colocado, tendo feito 4 gols e gerado 2 assistências em apenas 28 partidas disputadas e 2.646 minutos em campo. Muito incisivo, o lateral possui uma média de 7.14 dribles a cada 90 minutos com uma porcentagem de acerto de 55,71%, o que o torna o 1º defensor com mais dribles tentados (210) e o 4º sub-23 com a maior porcentagem de acerto. Por ser um bom driblador, ele costuma carregar a bola com bastante frequência, por isso, é o jogador do Operário com mais corridas seguidas (78, sendo 2.65/90min.) e progressão com a bola (por corridas) com 80.4.

Essas são características que frequentemente o levam a participar de disputas de 1×1 contra o marcador adversário. Como a sua eficácia nesse movimento é considerável, ele se tornou o segundo atleta da competição a sofrer mais faltas (109) – sendo o primeiro defensor disparado no quesito, com 52 mais faltas sofridas que o segundo.

Desde a base o paranaense tem um certo apego pelas cobranças de faltas, escanteios e bolas paradas no geral. Aliada a sua qualidade em conseguir um número elevado de faltas, ele mesmo se propõe a cobrá-las, e foi assim que o camisa 2 marcou esse golaço diante do São Bento pela 30ª rodada do Brasileiro:

Golaço de Maílton diante do São Bento naquela que é uma de suas maiores qualidades: remate de longa distância

Como se pode perceber, o melhor lateral da Série B possui muita qualidade na hora de finalizar, muito por isso, Maílton é o primeiro defensor com mais remates a gol (52), mais remates/90min. (1.77) e maior porcentagem de acerto (36,5%).

Ele é também o terceiro defensor sub-23 com mais cruzamentos tentados (108) na Série B, atrás de Nicolas (22) com 116 e Jeferson (23) com 110. A sua média é de 3.67 cruzamentos/90min., em que se costuma acertar quase 30% desse número.

Apesar de ser um jogador bastante ofensivo e até mesmo versátil, podendo atuar mais à frente da primeira linha de defesa ou também pelo meio como um médio centro pela direita, o jogador que pertence ao Mirassol é o terceiro sub-23 com mais participações em duelos defensivos (269), cuja média é de 9.15 duelos/90min. e a porcentagem de acerto é de 60%.

Por fim, duas características a serem aprimoradas em seu futebol são os passes e os lançamentos longos, em relação ao primeiro quesito, ele possui uma média de 31.05 passes/90min. e apenas 67,3% de acerto – uma parte da explicação desses números se dá pelo fato de Maílton se manter constantemente avançado, logo, em zonas de mais pressão e marcação adversária. Já os lançamentos longos ele costuma realizar 4.86/90min. sendo 143 no total, com uma porcentagem de 39,2% de acerto.

Conclusão

Um lateral que pode atuar como ala, meia ou ponta, com capacidade física de se manter no ataque e retornar ao seu campo para desafogar o time, além de contribuir constantemente com o embaralhamento da defesa adversária, seja através do drible, de um cruzamento ou remate de média/longa distância, esse é o melhor lateral da Série B de 2019. Por todas às suas características apresentadas e o futebol demonstrado ao longo do ano, o Grêmio, Internacional e Athletico-PR já demonstraram interesse em seus serviços, e de fato ele seria ideal para ao menos dois desses times:

Athletico-PR

Um time cujo futebol exige bastante de seus laterais, desde os momentos da construção pelos lados até quando é necessário gerar amplitude e profundidade para atacar às costas dos marcadores adversários. Com os pontas caindo por dentro, nesse caso, com o Nikão, Maílton seria mais um homem para gerar superioridade posicional e técnica contra os defensores rivais, podendo realizar tabelas e partir para a linha de fundo em busca de um cruzamento ou buscar adentrar à área através do 1×1.

Não só no Athletico, mas em qualquer clube brasileiro, o paranaense teria de redobrar o seu trabalho visando aprimorar o acabamento de seus passes e lançamentos, conforme citado anteriormente, para que não seja através dos seus pés que as jogadas venham a morrer no gramado.

Grêmio

O time de Renato Gaúcho também pode ser um bom destino para o camisa 2 do Operário – que já retornou para o seu clube em São Paulo -, obviamente pelo futebol ofensivo que os gaúchos praticam, mas também pela carência do setor. Léo Moura já completou 41 anos de idade, e não possui mais o físico necessário para acompanhar o time durante toda a temporada brasileira, além disso, Galhardo não tem se firmado na posição, o que abre mais um precedente para a chegada de um destaque como Maílton.

Com a provável venda de Everton Soares (Cebolinha), o Grêmio poderá tranquilamente adquirir o passe do atleta junto ao Mirassol, e ele será sem sombra de dúvidas uma arma importante para auxiliar o ataque e a defesa tricolor.

Comente aqui se você acredita que Maílton poderia reforçar o seu clube e quais qualidades e características do jogador você acredita ter mais ligação com o futebol praticado pelo seu time.

2 comentários em “Scout PFTF – Maílton

  1. Espero que dê muita sorte no Atlético-MG.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: