Artigos Home & News

13 clubes sul-americanos para se treinar no Football Manager 2020

Em um artigo escrito no FMScout – comunidade on-line dedicada aos jogadores do game Football Manager -, foram apresentados alguns clubes situados na América do Sul e que pudessem incitar certo divertimento para quem fosse jogar e, principalmente, estivesse sem saber com qual time começar o seu save.

Portanto, traremos abaixo 13 opções de clubes sul-americanos para se iniciar uma carreira no Football Manager 2020. Diferentemente do artigo onde apresentamos 5 desafios para (você) superar no FM 2020, no texto de hoje, não colocaremos metas a serem batidas ou títulos a serem conquistados, falaremos sobre alguns clubes com grande história e outros com nem tanta capacidade assim.

Vamos a eles:

ARGENTINA

Resultado de imagem para huracán

Club Atlético Huracán

Na década de 1920, Huracán era uma força real a ser reconhecida antes de cair na obscuridade. Mais recentemente, em 2009, eles estiveram próximos de terminar como campeões do Clausura, mas ficaram aquém, perdendo para o Vélez Sarsfield. Passado o amargor do vice-campeonato, o Globo voltou ao sucesso vencendo a Copa Argentina 13/14 e em 2015 venceu a Supercopa Argentina. No entanto, sem o sucesso da CONMEBOL em seu nome e seu último título (do Campeonato Argentino) em 1973, os jogadores que escolherem o Huracán poderão usar um pouco de romantismo na opção pelo clube e até trazer um troféu do continente também.

Resultado de imagem para quilmes club

Quilmes Atlético Club

Fundado em 1887, o Quilmes é o clube argentino mais antigo em atividade, sediado na cidade que dá origem ao seu nome, o clube possui contrato de patrocínio vitalício com a cervejaria Quilmes, detentora de 75% do mercado hermano. Conhecido ainda por ser um clube “ioiô”, os Cervejeiros não possuem grandes conquistas em seu currículo, sendo o primeiro (e último) título do Campeonato Argentino conquistado em 1978. Presente na Primera B (Série B Argentina) desde a temporada 17/18, esse deverá ser um save um tanto quanto intrigante para os fãs da cerveja e também do clube.

BRASIL

Resultado de imagem para santos futebol clube

Santos

Um clube mundialmente conhecido devido às graças apresentadas por Pelé, o Rei do futebol brasileiro, e que soma 8 anos desde o último título de expressão presente em sua sala de troféus. Com o último título do Brasileirão conquistado em 2004, um save com o time da Baixada Santista poderá acrescentar ainda mais troféus relevantes ao clube que apresentou Robinho, Diego Ribas, Neymar e Ganso para o futebol.

Resultado de imagem para coritiba fc

Coritiba

Primeiro clube paranaense a disputar as Copas Sul-Americana e Libertadores da América, o time Coxa-Branca foi também o pioneiro a alcançar a fase final da Copa do Brasil, porém, sem sucesso. Com as recentes conquistas do Athletico-PR, seu maior rival, e a amargura da Série B que já dura desde 2018, o time que formou o mítico camisa 10 brasileiro “Alex 10” urge por um bom treinador para alcançar o protagonismo que lhe é esperado.

Resultado de imagem para vasco da gama

Vasco da Gama

Durante a virada do século, o Gigante da Colina parecia estar se transformando na força dominante do futebol brasileiro, com os títulos do Brasileirão de 97, o Carioca e a Libertadores de 98 e a Copa Mercosul e o Brasileirão de 2000. Após cair para a Série B em 2013 e sofrer durante 4 anos entre idas e vindas nas duas principais divisões do futebol brasileiro, o time carioca se mantém como pode devido aos problemas das péssimas administrações passadas. Um bom manager poderia dar aos cruz-maltinos a confiança e tranquilidade necessária para recomeçar e elevar o clube para o patamar de onde nunca deveria ter descido.

CHILE

Resultado de imagem para colo colo

Colo-Colo

O mais famoso e bem sucedido clube do Chile, o El Cacique é, até hoje, o único clube chileno a conquistar a Copa Libertadores da América, ainda em 1991. Dominante dentro de seu país, o time dos Albos possui nada menos do que 32 títulos da primeirona chilena, 14 títulos a mais que a Universidad de Chile, segundo clube mais vencedor com 18 conquistas. Comandar uma potência tal como é o Colo-Colo pode dar visibilidade e qualquer treinador que aceite tal cargo, além de correr por fora em uma possível nova conquista internacional.

Cobreloa

Fundado em 1977, os Mineros conseguiram o seu primeiro título chileno já em 1980, tendo vencido mais 4 vezes nos 12 anos seguintes. Por se tratar de um clube bastante jovem, chama a atenção tamanha a velocidade para se colecionar títulos importantes e 2 vices na Libertadores, em 1981 e 1982. Em contrapartida ao poderoso Colo-Colo, o Cobreloa poderia ser erguido tal como nos anos seguintes à sua fundação para enfim, fazer frente ao gigante nacional e quem sabe, ser o segundo clube a trazer a “Liberta” para casa.

COLÔMBIA

América de Cali

Rebaixado pela primeira vez na sua história em 2011, o América de Cali, gigante de seu país, se viu no fundo do poço ao completar 5 anos na Série B Colombiana. Dominantes na Colômbia, os Diablos Rojos não conseguiram se impor no cenário internacional, tendo acumulado 4 vices na Libertadores, o América não faz parte da dupla vencedora da competição – Atlético Nacional e Once Caldas. Ajudar na reconstrução do clube parece ser interessante para um novo treinador em busca de experiência em um gigante adormecido.

*O América de Cali foi campeão da Liga Colombiana (Finalización) de 2019 após 11 anos de jejum.

Unión Magdalena

Com apenas um título colombiano em sua história, conquistado em 1968, o time da cidade de Santa Marta carrega mais do que isso em seus livros: foi lá onde o maior jogador colombiano da história iniciou a sua carreira. Estamos falando de Carlos Valderrama, claro. Rebaixado em 2005, o Unión conseguiu o acesso à Primeira Divisão 13 anos depois e esperar por, quem sabe um dia, dar voz a outro grande atleta de seu país. Será você o técnico que irá comandar um “novo” Valderrama?

PERU

Sport Boys

Conhecido por ser a quarta força do futebol peruano durante muitos anos, os Los Rosados foram, de fato, uma grande potência nos anos 30 e 50 – foi a primeira equipe a ganhar o campeonato durante a era profissional no ano de 1951. Atrás do Universitario, Alianza Lima e Sporting Cristal, o time dos Porteños é aquele que mais títulos soma em terras incas. Um tempo gerenciando o (esquecido) grande time peruano poderia ser bastante intrigante adicionado ao complexo calendário de competições do país.

Universidad San Martín

Fundado em 2004, o time carinhosamente apelidado de Los Albos possui três títulos da Liga Peruana (conforme demonstrado pelas estrelas presentes em seu escudo) conquistados quase que em sequência: 2007, 2008 e 2010. Em 2012, anunciaram a sua retirada do futebol profissional, até que, 30 dias depois retornaram ao esporte. Após diversas campanhas de meio de tabela, levar um dos 6 maiores clubes do país ao topo parece um desafio e tanto, e história o clube tem de sobra para isso.

URUGUAI

Montevideo Wanderers

Atrás da dupla (quase que) imbatível de Peñarol e Nacional, os Bohemios ocupam a terceira posição no país com mais títulos somados, ao lado do Danubio, Defensor Sporting e River Plate FC. Com o último título tendo sido conquistado em 1931 – antes da Segunda Grande Guerra – e um vice em 2016, participar de uma possível escalada no comando dos Vagabundos poderá ser bastante interessante para quem ainda não sabe qual desafio enfrentar em 2020.

C. A. Cerro

Com 4 títulos em seus livros, sendo 2 títulos da Segunda Divisão e 2 da Terceira, o Cerro não é lá um clube de muito destaque no cenário nacional e internacional. Rebaixado em duas oportunidades por perda de pontos, a segunda colocação da Série A Uruguaia foi o ponto alto da história do clube em 1960, com um gol de diferença atrás do líder Peñarol. Depois disso, apenas alguns terceiros lugares foram o que podemos chamar de sucesso para os Villeros, sendo o último deles na temporada 2015/16. Dar um salto junto do clube parece tudo o que um treinador inexperiente (ou não) pode querer fazer nessa temporada.

Até mesmo para quem já curte o game, esperamos que a lista possa trazer um pouco mais de emoção e que seja, de fato, uma introdução à história dos clubes acima citados. Como qualquer jogador sabe, seja ele novato ou não, um pouco de história e até mesmo uma simples razão para escolher determinado clube fazem uma diferença enorme na hora de passar horas montando o seu elenco, demitindo parte do staff e conquistando ou perdendo um título tão esperado.

Comente aqui se você irá escolher um desses clubes para iniciar o seu novo save em busca de uma hegemonia sul-americana. Nós já escolhemos o nosso, agora só faltam vocês!

1 comentário em “13 clubes sul-americanos para se treinar no Football Manager 2020

  1. Pingback: 5 times estrangeiros que você deveria considerar comandar no Football Manager 2020 – Players For The Future

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: