Home & News Scouting Reports

40 PFTFs para seguir em 2020 – Parte 1

Com o início do novo decênio, temos sempre aqueles jogadores que marcaram história nos últimos dez anos e os que irão marcar nos próximos. Por isso, apresentaremos uma lista de 40 atletas sub-23 para se ficar de olho nessa segunda parte da temporada europeia e também nos próximos campeonatos a seguir.

A lista original foi trazida pelo site italiano L’Ultimo Uomo, e no meio dela encontraremos alguns vários atletas já citados pelo Players For The Future, seja aqui mesmo no site durante os torneios de seleções de base ou de clubes, textos e também em tweets da nossa conta nessa rede social.

Vamos a 10 deles então:

Gabriel Martinelli (18), atacante brasileiro do Arsenal-ING

Resultado de imagem para gabriel martinelli

Antes mesmo dos 13 anos de idade, Martinelli já disputava campeonatos de futebol, porém, o ítalo-brasileiro atuava nas quadras (à serviço do Corinthians) e não nos campos como o conhecemos hoje em dia.

Após alguns anos pelo alvinegro paulista, Gabriel se mudou para o Ituano – devido a uma transferência empregatícia de seus pais -, onde estreou profissionalmente em 2018 e viu a sua vida mudar como numa “carreira do FIFA” ao ter seus serviços adquiridos pelo Arsenal de Unai Emery.

Elogiado por Jürgen Klopp (técnico do Liverpool) como “o talento do século” e “um atacante incrível”, Gabriel, que já conta com 10 gols em suas primeiras 20 partidas pelo clube londrino, dá mostras do potencial observado por um dos maiores técnicos de todos os tempos.

Bastante vertical, o brasileiro tem sido tratado como o sucessor do posto ocupado por Aubameyang. A atuar no centro de ataque e também como ponta pelo lado esquerdo, ‘Gabigoal’ tem uma facilidade impressionante em encontrar espaços às costas da defesa e dentro da área adversária, muito por isso, tem sido mortal frente ao gol rival – ele é o primeiro jovem a anotar 10 gols numa mesma temporada desde Anelka em 98/99. Aliada a sua ótima percepção de jogo, o camisa 35 tem capacidade e controle de bola para agir instantaneamente após recebê-la, sendo capaz de marcar em sua estreia na Premier League, Europa League e Copa da Liga Inglesa.

Nicolò Zaniolo (20), meia ofensivo italiano da Roma-ITA

Resultado de imagem para nicolò zaniolo

Lesionado na partida contra a Juventus no meio do mês de janeiro/20, Zaniolo ficará de fora da Eurocopa desse mesmo ano, visto que o rompimento do ligamento cruzado anterior no joelho direito o tirou do restante da atual temporada. Curiosamente ou não, a sua lesão se deu em um momento que ele associou sua técnica, velocidade e explosão ao arrancar do próprio gramado e carregar defensores atrás de si, até que em meio a um emaranhado de pés ele se feriu.

Nicolò estreou pela Roma numa partida contra o Real Madrid em setembro de 2018 pela Champions League, ano em que começara a demonstrar o seu potencial que só foi de fato explorado em 2019: após uma ótima partida contra o Torino pelo Campeonato Italiano em janeiro/19, ‘ZaniORO’ marcou um doblete diante do Porto (pela UCL) no mês seguinte – se tornando o italiano mais jovem a fazê-loe foi o vencedor do prêmio de Jovem Jogador do Ano ao final da temporada.

Após um final de ano em que o camisa 22 variou bons e maus momentos em campo, Nicolò teve um saldo positivo atuando como meia-ofensivo pelo lado direito da Roma: foram 16 partidas nessa posição, sendo 5 como trequartista, 1 como atacante e 1 como meia-ofensivo pela esquerda – ao final disso tudo, ele anotou 6 gols e concedeu 2 assistências na temporada atual, alem de ter realizado a sua estreia com a camisa da Itália (principal) e também ter deixado a sua marca 5 jogos após a sua primeira aparição.

Espera-se que a sua recuperação seja tão boa quanto a sua perspectiva e o seu futebol, e com 20 anos de idade, é difícil imaginar que um atleta com tanta vitalidade e ânimo não consiga buscar os bons momentos vividos em campo no futuro.

Eduardo Camavinga (17), volante francês do Rennes-FRA

Resultado de imagem para eduardo camavinga

Sem sequer ter completado a maioridade ainda, Camavinga é um dos jogadores mais influentes – se não o mais – quando o Rennes está em campo. O francês participou de 21 das 22 partidas disputadas pelo seu clube na Ligue 1, onde começou como titular em 20 dessas, veio do banco de outra e ficou de fora de apenas uma partida devido a uma lesão.

Meia de técnica apurada, Eduardo é um atleta bastante ágil e capaz de controlar o esférico mesmo quando se encontra sob pressão da marcação rival. Jogador com a maior quantidade de roubadas de bolas no Campeonato Francês e líder do seu time em várias estatísticas defensivas e ofensivas, o camisa 18 alia a sua consciência tática com a sua qualidade em roubar, controlar e passar que são, de fato, acima da média.

Um mês e quatro dias após completar 17 anos, Camavinga anotou o seu primeiro gol pelo Rennes, se tornando, inclusive, o jogador mais jovem a fazê-lo:

Com o Rennes ocupando a terceira colocação da Ligue 1, é preciso salientar o papel defensivo primordial e também ofensivo que Eduardo ocupa na equipe. No gol anotado diante do Lyon, ele demonstra parte da sua técnica contida em seu pé esquerdo ao limpar o bom zagueiro Andersen com um simples toque na bola.

A ver o que a janela de junho/20 trará para o excelente meia francês.

Shapi Suleymanov (20), meia-direita russo do Krasnodar-RUS

Resultado de imagem para Shapi Suleymanov

Um dos maiores talentos russos da atualidade, Shapi atua como é tido como o maior deles, mesmo que (ainda) não tenha vestido a camisa principal da seleção de seu país. Segundo o seu técnico, “[ele] tem um pé esquerdo sensacional, igual a Lionel Messi, ou até mesmo melhor [que o argentino]!” Talvez não seja necessário escrever tanto assim sobre o russo, mas sim, apenas vê-lo – já são 6 gols e 6 assistências em 28 partidas pelo clube:

Jogador de muita qualidade em espaços reduzidos, o baixinho (1,71m) Suleymanov consegue, junto de seu baixo centro de gravidade, ser perigoso mesmo quando cercado de marcadores adversários a ponto de criar jogadas do “nada”. Apesar de sua capacidade em passar a bola com clareza, Shapi se mostra um tanto quanto “fominha” ainda, algo que terá que reverter caso queira dar o próximo passo em sua carreira e se mudar para os campeonatos da Europa Ocidental.

José Juan Macías (20), atacante mexicano do Chivas Guadalajara-MEX

Imagem relacionada

Apesar do interesse de clubes espanhóis como o Sevilla e a Real Sociedad, Macías retornou ao Chivas, clube dono de seu passe e que o havia emprestado ao Club León para que o atacante conseguisse mais minutos em campo. Minutos esses cruciais para o desenvolvimento do selecionável mexicano, que anotou 23 gols ao longo do ano passado, sendo 19 na Liga MX (Apertura e Clausura), e 4 pela Seleção Mexicana (em apenas 3 jogos disputados).

Macías, assim como muitos outros “produtos” da escola mexicana, tem uma velocidade extraordinária aliada a um primeiro toque seguro para buscar a posse da bola. Ele também possui ótimo alcance em seus remates que podem encontrar o gol em qualquer canto com um poder incrível.

Durante a estadia no León, José foi chamado para integrar a Seleção Sub-20 do México, responsável por disputar a Copa do Mundo da modalidade e, com a atenção trazida para o bom atacante natural de Guadalajara, o camisa 9 apareceu em uma série da Amazon, chamada “Inside Borussia Dortmund”, onde um olheiro do clube diz que “não existem mais jogadores desconhecidos, [hoje] todos conhecem todos.”

Antepenúltimo gol de Macías pelo León

Joshua Zirkzee (18), atacante holandês do Bayern München-ALE

Resultado de imagem para joshua zirkzee

Presente nas equipes das divisões inferiores do Bayern, Joshua mesclava entre o Bayern II que atualmente disputa a Terceira Divisão Alemã e o Bayern Sub-19, onde jogou pela UEFA Youth League e a Bundesliga Sub-19. Foi somente em dezembro/19 que o holandês teve a sua primeira “oportunidade” pelo time principal da Baviera, e a sua estrela brilhou ao longo dos 6 minutos em que ele esteve em campo ao anotar o seu primeiro gol no primeiro escalão da Alemanha:

Primeiro gol de Joshua pelo Bayern (principal) diante do Freiburg

E três dias depois, o camisa 38 marcou mais uma vez, e assim como em seu primeiro gol, foram de seus pés que o Bayern conseguiu desempatar ambos os placares nos minutos finais das partidas que terminaram com vitória para o time de Joshua – nas duas vezes ele só precisou de 2 minutos após entrar em campo para anotar, além de ter somado apenas 16 minutos pela Bundesliga.

Segundo gol de Zirkzee, 3 dias após o primeiro tento

Aurélien Tchouaméni (20), meia central francês do Monaco-FRA

Resultado de imagem para Aurélien Tchouaméni

Ambicioso e com bastante potencial, Tchouaméni joga como os seus passes: de maneira arriscada e pouco conservadora – visando sempre a verticalidade em campo, especialmente em meio a seus passes “quebra-linhas”.

Após as suas 37 partidas pelo time principal do Bordeaux, da França, Aurélien se transferiu para o Monaco e fez a sua estreia no time do Principado há 3 dias. Antes disso, ele vinha desenvolvendo uma função mais criativa no 3-4-2-1 do Bordeaux, seu clube anterior, onde atuava num duplo pivot. Entretanto, Tchouámeni tem certa reatividade em espaços curtos, além de utilizar a sua capacidade técnica para um jogo mais ofensivo e também para aplicar uma leitura defensiva apropriada a cada partida.

É possível que o novo contratado do Monaco venha a se tornar um dos grandes médios revelados pela Ligue 1, dito isso, a sua técnica que não é tão acima da média o demonstra que existe sim trabalho a ser feito, ainda mais em time que constantemente participa de competições europeias como a Champions League ou a Europa League.

Emanuel Vignato (18), meia ofensivo italiano do Bologna-ITA

Resultado de imagem para emanuel vignato chievo

Um dos grandes (e maiores) talentos da Velha Bota na atualidade, o ítalo-brasileiro Vignato fez a sua estreia em 2017, penúltima partida da lenda romana, Francesco Totti, antes de se retirar dos gramados. Curiosamente, Totti havia brincado com o então garoto de 16 anos, prestes a debutar pelo Chievo, ao perguntar se ele gostaria de receber “10 dos seus anos” para que o capitano pudesse continuar no gramado. Sabemos que ele não fez essa troca, e também estamos cientes de que o futebol apresentado pelo novo contratado do Bologna o consagra como um dos prospectos mais interessantes do país.

Um meia de bastante apego com a bola, Emanuel tem uma facilidade acima do comum quando o assunto é drible e controle da pelota. Podendo jogar tanto como um trequartista ou como um ponta, Vignato tem agilidade e técnica para se manter em espaços reduzidos de modo que o adversário não consiga roubar a bola dos seus pés, além de possuir um remate forte e certeiro à média e longa distância.

Primeiro gol de Vignato pela Serie A Italiana – 2019

Luca Pellegrini (20), lateral-esquerdo italiano da Juventus-ITA

Imagem relacionada

Luca Pellegrini iniciou a nova temporada, assim como terminou a última, tornando-se cada vez mais importante no Cagliari de Maran – seu clube atual -, com o seu valor ainda maior no mercado de transferências, graças à troca entre ele e Spinazzola feita pela Roma e Juventus. Os Bianconeri o valorizaram em 22 milhões de euros, muito para um jogador de 20 anos de idade e com apenas duas meias temporadas como titular, e é por isso que as expectativas para esse jovem lateral romano são tão altas.

Agora, Pellegrini é um titular intocável em uma equipe que dá enorme importância à criatividade de seus laterais, pois eles sempre precisam ser uma opção para os meio-campistas, podendo mover a bola para frente de forma rápida e limpa, com muitas responsabilidades físicas. Nesse sentido, Pellegrini já parece um defensor muito moderno, com um jogo físico e ainda refinado – às vezes, se torna um pouco mecânico demais. Ele tem uma ótima percepção de remate, mas não é assistente incrível como outros laterais de elite, e nos próximos anos descobriremos se isso é mais um limite para sua chance de desenvolvimento.

Sua característica mais surpreendente, especialmente dada a tenra idade, é sua confiabilidade: se ele conseguir manter essa continuidade de desempenho, talvez em 2020 seja o seu primeiro ano em uma equipe de ponta caso ele retorne à Juventus ou seja vendido a um clube até maior que o Cagliari.

Dominik Szoboszlai (19), ponta húngaro do Red Bull Salzburg-AUS

Resultado de imagem para Dominik Szoboszlai

Na deslumbrante temporada do Red Bull Salzburg, Szoboszlai foi surpreendido por outros jogadores como Hwan, Minamino e Håland. No entanto, ele foi o mais visado há apenas um ano, especialmente depois de ter sido encontrado na infame lista curta que Fabio Paratici – diretor de futebol da Juventus – gostaria de assinar para a Velha Senhora, ao lado de talentos mais renomados como Chiesa, Zaniolo e Demiral.

Szoboszlai não reflete completamente as características dos jogadores padrão da Red Bull: ele não é um meio-campo vertical hiper-dinâmico e, seus pontos fortes são o controle orientado e a fineza técnica, tanto na passagem quanto na resistência à pressão. Em janeiro, o RB Salzburg já começou a perder algumas peças, mas ele ficou. Pelo menos até o verão.

Chegamos ao fim da lista de hoje, onde apresentamos 10 dos 40 Players For The Future para se ficar de olho a partir de agora. Muitos deles já foram citados por aqui em outras oportunidades, o que só prova o quão importantes e de futuro são eles.

Comente aqui quais desses jogadores você acredita ser a próxima estrela dos clubes europeus, e qual deles você mais gosta de assistir jogar.

REVISTA PFTF #1 – EDIÇÃO DE JANEIRO

Caso você ainda não tenha visto, no último dia 17 foi lançado o periódico trimestral do Players For The Future: a Revista PFTF #1 – Edição de Janeiro.

Por lá, falamos sobre alguns jogadores, além de desmembrar os perfis e as características de cada um deles – além de todos contarem com artes exclusivas! Para ler é muito simples, basta se inscrever no link abaixo e realizar o download da revista:

https://mailchi.mp/69241c2fbd63/playersforthefuture

1 comentário em “40 PFTFs para seguir em 2020 – Parte 1

  1. Pingback: 40 PFTFs para seguir em 2020 – Parte 4 – Players For The Future

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: