Artigos Home & News Players Analysis Scout Report

Quem poderia substituir Dudu no Palmeiras?

Quem acompanha o Players For The Future sabe que essa postagem já foi realizada há um tempo, porém, apenas no Twitter da plataforma. De todo modo, esse debate se faz tanto presente quanto necessário e, desde que o camisa 7 palmeirense saiu do time, é evidente a baixa produção criativa do alviverde paulista.

Com a ajuda dos dados e das estatísticas fornecidas pelo Wyscout, foram selecionadas algumas métricas que pudessem abranger certas características do Dudu e que fossem transmitidas a outros atletas “semelhantes”. Não entendeu? Sem problemas, chega aí que já te explico:

Via Players For The Future

Quem poderia substituir Dudu no Palmeiras?

Com a iminente saída do camisa 7, a vaga de meia-atacante do time precisará ser ocupada, por isso, apresentarei abaixo algumas opções disponíveis no mercado. Segue o fio 🧵:

📑 CONTEXTO:

Melhor jogador do Porco e também do Brasil, Dudu é considerado um craque pelos torcedores palmeirenses e também por aqueles que já viram o camisa 7 alviverde jogar.

Na temporada passada, foram 20 participações diretas para gols só no Brasileirão – 9 gols e 11 assistências. Tais números lhe elevaram ao posto de maior garçom e artilheiro do Palmeiras na competição nacional de 2019. Primoroso.

Versátil e bastante completo, Dudu pode atuar em qualquer função do ataque, seja como um ponta de origem que é ou um camisa 10 que saiba armar e concluir com qualidade. Assim sendo, o foco aqui será em atletas sul-americanos sub-23 que atuem, de forma geral, como um 10 e que saibam jogar pelos lados ou centro de ataque.

Além disso, me baseei nas estatísticas de 2019 do camisa 7, de modo que eu pudesse pesquisar atletas com nºs semelhantes.

📊MÉTRICAS PRINCIPAIS

📌Atletas sul-americanos abaixo dos 23 anos de idade
📌Mínimo de 15 partidas disputadas
📌=> 0.20 gols e 0.15 assists. por 90mins.
📌=> 0.55 passes chaves por 90mins.
📌=> 3.0 dribles dados por 90mins.

📊GOLS e ASSISTS. por 90mins. – o eixo ‘x’ representa a média de gols calculada por 90mins. e o eixo ‘y’ a média de assists. a cada 90mins.

Exemplo: se um atleta fizer 1 gol na soma de 10 partidas disputadas (supondo que ele participe de 900′), sua média será de 0.1 gols/90mins.

Imagem
Via Players For The Future

• Leo Fernández se destaca pela ótima produção conjunta de ambas as métricas: sabe muito bem armar e marcar;

• Reinier, com 15 jogos, obteve um alto índice de gols marcados;

• Róger Guedes e Luis H. voltaram-se p/ gols enquanto que Thonny A. e Lucas D. foram mais criativos.

📊PASSES CHAVES e ASSISTS. ESPERADAS por 90mins. – métricas que visam medir a capacidade criativa dos atletas através de seus passes.

• Ramiro Vaca bastante destacado com seu alto índice criacional;

• Leo Fernández novamente presente, especialmente nas assists. esperadas.

Imagem
Via Players For The Future

📊DRIBLES TENTADOS e DRIBLES APLICADOS por 90mins. – uma das melhores características de Dudu, que conta com mais 55% de êxito nesse movimento.

• Incríveis os nºs do prodígio Freddy V. e do brasileiro L. Phelipe;

• Muitos brasileiros, mesmo que não tão conhecidos no geral.

Imagem
Via Players For The Future

📊CRUZAMENTOS TENTADOS e CRUZAMENTO APLICADOS por 90mins. – movimento inerente à posição de ponta.

• O ítalo-brasileiro Vignato fora elevado pela sua precisão nos cruzamentos;

• Caio reaparece com destaque na imagem;

• Bom aproveitamento de vários pontas (de origem).

Imagem
Via Players For The Future

📊REMATES TENTADOS e REMATES NO GOL por 90mins. – jogando como meia-atacante, é preciso que o atleta tenha poderio ofensivo e precisão.

• Forte presença de Bruninho, Wellinton e Chancalay com muitos chutes tentados e boa precisão;

• Herrera com ousadia em grande quantidade.

Imagem
Via Players For The Future

🔎CONCLUSÕES

• Busquei evitar vícios nas observações a olho nu e multipliquei os eixos para cada atleta, elaborando a lista com os 25 mais destacáveis;

• Novamente, não quer dizer que a lista abaixo represente o substituto ideal do Dudu e nem que os ‘de fora’ não se encaixem.

Imagem
Via Players For The Future

🔎INDICADOS

🔍Luis Phelipe foi, de longe, o atleta que mais ‘pontuou’, muito disso por sua grande habilidade e preponderância ao 1vs1 através do drible;

• Tal como Dudu, Luis pode atuar em qualquer função de ataque, obtendo ainda vantagens através de sua grande estatura (1,87m);

• A jogar pelo Liefering, clube satélite do Red Bul Salzburg, ele demonstra boas aptidões ofensivas como posicionamento e intuição próximo do gol adversário;

• Veloz, ‘liso’, inteligente e ofensivo, o brasileiro demonstra movimentos muito bons e deve ter grande futuro.

🔍Jhon Marchán é um camisa 10 canhoto de muita habilidade, bom primeiro toque e potente remate de média distância;

• Jogando num nível certamente inferior ao do Brasil, era ele que coordenava o meio/ataque da Portuguesa-VEN através de sua visão de jogo e movimentação;

• Jhon tem aptidão para atuar como um 10 mais centralizado e como ponta-direita, de modo que possa se movimentar para dentro e rematar ou assistir;

• Com um VM bem abaixo dos demais, ele seria uma grande aquisição não fosse sua recente ida para o futebol peruano.

🔍Emprestado pelo Real Madrid Castilla ao Cerro Porteño, Sergio Díaz esteve inclusive no Corinthians entre 2018 e 2019;

• Potente fisicamente, Díaz apresenta boa aproximação junto ao gol adversário e tem facilidade na cobrança de bolas paradas;

• Sua capacidade de conduzir junto do esférico é boa e se assemelha, em números, ao que Dudu protagonizou em 2019 – 2.33 vs 2.55 corridas progressivas;

• Segundo atleta mais jovem a marcar no clássico frente ao Olímpia, Díaz possui ainda visão de jogo e remate preciso.

MENÇÕES HONROSAS

🔍Róger Guedes;

🔍Leonardo Fernández;

🔍Nicolás Benedetti.

Se você chegou até aqui, espero que tenha gostado e desfrutado dessa thread montada exclusivamente com dados e análises estatísticas e de opinião. Sinta-se a vontade para criticar, sugerir ou elogiar, caso tenha gostado.


Via Players For The Future

Clique aqui e se inscreva agora mesmo para obter a última versão da Revista PFTF: Edição de Julho. Dentre os 10 jogadores sub-23 sul-americanos perfilados nessa edição, Ramiro Vaca e Léo Fernandez (citados no texto acima) se encontram presentes no períodico, por isso, corra e adquira logo a sua.

Aproveite, é de graça e nem sempre será! 😋

1 comentário em “Quem poderia substituir Dudu no Palmeiras?

  1. Pingback: Quem poderia substituir Antony no São Paulo? – Players For The Future

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: